Mais Lidos
-
17 mar 2023
-
17 mar 2023
-
17 mar 2023
Matéria publicada no Buzzfeed em 27 de Janeiro de 2023
Hoje (27/01) é celebrado o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Talvez você não saiba muito sobre o assunto. Calma, o BuzzFeed Brasil está aqui para ajudar.
A disseminação do ódio e desinformação nos dias atuais fazem a gente temer novos genocídios.
Getty
O processo sistemático de discriminação, perseguição e tentativa de aniquilamento que começou na Alemanha em 1933 e que levou ao genocídio de seis milhões de judeus, implementado pelo regime nazista e seus colaboradores até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Museu do Holocausto de Curitiba
Lembrar o Holocausto nos dias de hoje é uma estratégia importante e uma ferramenta para o combate à intolerância – seja racial, política, étnica, religiosa ou de gênero -, a defesa da democracia, dos direitos humanos e da pluralidade.
Museu do Holocausto de Curitiba
Estamos perdendo os sobreviventes a cada ano que passa, eles estão muito velhinhos. Isso, somado ao aumento de desinformação, do ódio e da negação do Holocausto, faz com que esse período sombrio da história seja relativizado ou banalizado. Preste muita atenção nisto:
Fonte: Unesco com Congresso Judaico Mundial
Não podemos permitir que essa memória seja esquecida. Ela serve de alerta.
BuzzFeed
Não. No mesmo contexto do Holocausto, outros grupos foram perseguidos e assassinados por suas características físicas, ideológicas, religiosas, étnicas ou sexuais.
Pessoas com deficiências e com distúrbios mentais, testemunhas de Jeová, pessoas LGBTQIA+, ciganos Roma e Sinti, população negra (afro-alemães), comunistas, anarquistas, maçons, poloneses, eslavos, opositores políticos, chineses, artistas, intelectuais e prisioneiros de guerra foram também objeto de grave opressão e aniquilamento sob a tirania nazista.
BuzzFeed Brasil
Comments (0)
Leave a reply