NOTÍCIAS

ELOCOMPANY LANÇA PITCHING PARA A CHAMADA PÚBLICA BRDE/ FSA/ PRODECINE – 2012
13/09/2012

PITCHING ELOCOMPANY PARA A CHAMADA PÚBLICA BRDE/ FSA/ PRODECINE – 2012 

Levando em conta a nova Chamada Pública BRDE/FSA – PRODECINE – 02/2012, a ELO COMPANY – distribuidora de conteúdo audiovisual – lança sua convocatória de pitching para seleção de projetos para inscrição no FSA linha C – que, com R$ 50 milhões, possibilita o investimento em até 80% do orçamento de produção em projetos não finalizados de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de produção independente de longa-metragem de ficção, documentário ou de animação. Para inscrição no FSA, o proponente deve ser uma distribuidora independente cuja contrapartida é um contrato de aquisição de direitos de distribuição da obra sem equivalência patrimonial. A ELO COMPANY oferece, além da inscrição na chamada pública do fundo (que deve ser feita por uma distribuidora), assessoria em formatação de projetos para aumento do potencial comercial do produto e negociações com canais de televisão* e plataformas vod (video on demand) para pré-vendas.

 

*Este pitching é baseado no processo seletivo de conteúdo da TV Cultura para o PRODAV 01/2012 e conta com a parceria e possibilidades de pré-venda para os canais: TV Cultura, TV Rá Tim Bum!, A&E e BBC HD.

 

A inscrição se dará por meio do envio do regulamento e termo de inscrição e seus anexos disponíveis no site da distribuidora. Serão aceitos projetos em qualquer etapa de produção, desde que não finalizados, de longas-metragens de ficção, documentários e animação. O montante máximo a ser investido por projeto é de R$ 500 mil (no limite de 80% do orçamento de produção) devendo o restante ser captado no mercado.  Paralelamente à inscrição no FSA, os projetos serão submetidos a canais de TV aberta, TV fechada e VOD no Brasil com possibilidade de pré aquisição. Serão priorizados projetos que tenham o perfil da grade de programação de pelo menos um dos parceiros do pitching: TV Cultura, TV Rá Tim Bum!, A&E e BBC HD.

 

Todos os projetos selecionados terão também direito a uma consultoria especifica visando aumento do potencial de venda/ comercialização de seu produto no Brasil e no Exterior, contando com especialistas em sala de cinema e outras mídias.

 

Além disso, a ELO COMPANY auxiliará o produtor na formatação de seu projeto com foco na captação em outras fontes (embora não fará a captação do montante restante, estando esta tarefa a cargo do produtor).

 

Os interessados deverão aceitar o regulamento e se inscrever pelo site www.elocompany.com.br.

Todos os projetos inscritos passarão primeiramente por uma pré-seleção. Os pré-selecionados serão convidados a participar de um pitching realizado pela equipe da ELO COMPANY e profissionais do mercado audiovisual. As produtoras selecionadas para o pitching deverão realizar a apresentação oral dos projetos em data estipulada pela ELO COMPANY. O autor, produtor e/ou diretor terão no máximo 20 minutos para defesa (sendo 10 minutos de apresentação e 10 minutos para perguntas e respostas)

Conforme exigência do PRODECINE, a ELO COMPANY será a proponente do projeto.

Todo o recurso investido pelo FSA e pela ELO COMPANY será aplicado exclusivamente na produção das obras audiovisuais. A inscrição no FSA será feita somente com o contrato firmado entre a ELO COMPANY e a produtora responsável pelo projeto.

O contrato firmado entre a ELO COMPANY e a produtora será baseado na distribuição para todas as mídias no Brasil e no Exterior (projetos que já tenham mídias comprometidas serão analisados caso a caso com base no potencial de receita).

A comissão de distribuição será de 30% da receita líquida para todas as mídias exceto sala de cinema e DVD (que será determinado caso a caso).

O valor do investimento nos direitos de distribuição da obra não corresponderão aos direitos patrimoniais sobre a mesma.

O valor do aporte oferecido pela ELO COMPANY será determinado baseado no perfil artístico e comercial do projeto.

Serão utilizados os seguintes critérios:

1 - Aspectos artísticos e adequação ao público

2 - Qualificação técnica do Diretor e do Roteirista

3 - Capacidade Gerencial e Desempenho da Produtora

4 - Planejamento e adequação do plano de negócios

 

SEGMENTOS PRIORITARIOS

1-    Projetos que já tenham captado a quase totalidade de seu orçamento e precisem de complemento para fechar o orçamento

2-    Projetos de longa metragem que possuam claro desdobramento em série televisiva

3-    Projetos de co-produção internacional e de alto potencial de venda internacional

 

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Projetos que tenham sido aprovados ou inscritos na ANCINE e que se encontrem em quaisquer das etapas de produção, desde que a obra audiovisual não tenha sido concluída. Projetos já aprovados deverão estar dentro do prazo de captação autorizado pelo referido órgão.

 

A verificação da inscrição na ANCINE ocorrerá a partir da informação do número de SALIC (Sistema de Acompanhamento das Leis de Incentivo a Cultura) do projeto.

 

ITENS FINANCIÁVEIS

São considerados itens financiáveis pelo FSA todas as despesas relativas à produção da obra audiovisual até a sua conclusão, incluindo remuneração dos serviços de gerenciamento e execução do projeto. São considerados itens não financiáveis: desenvolvimento de projetos; despesas de agenciamento, colocação e coordenação; despesas de comercialização, divulgação e distribuição; e despesas gerais de custeio da empresa produtora e da proponente.

CRONOGRAMA

-       5 de outubro – data limite do envio dos projetos

-       15 de outubro – divulgação dos projetos pré-selecionados

-       18 e 19 de outubro – pitching (defesa oral)

-       25 de outubro  – divulgação dos projetos selecionados

-       31  de outubro – contratação dos projetos selecionados

 

BAIXE AQUI OS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Em caso de dúvidas, escreva para pitching@elocompany.com

Para saber mais sobre a Chamada Pública: http://www.brde.com.br/ancine/images/editais/prodecine02.pdf

Imprimir:
Indique a um amigo: